Criar uma Loja Virtual Grátis
Estais pois Firmes
Estais pois Firmes

Efésios 6.10-18

 

 

Todos os cristãos estão engajados em uma batalha espiritual contra os espíritos malignos que abitam nas regiões celestiais e buscam impedir que as nossas orações cheguem a Deus, mediante acusações diante de nossas fraquezas e fragilidades ou ate mesmo através de nossa prosperidade.   

Temos como exemplo o Patriarca Jó, que era um homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal. Apesar de suas muitas riquezas, ele era vestido com toda armadura de Deus e procurava sempre colocar o Senhor no centro de sua vida. Em Jó 1. v 5b, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de seus filhos; porque dizia Jó: Talvez pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente. Observamos neste versículo ele descendo a madrugada para oferecer sacrifício ao Senhor, ele estava literalmente se revestido continuantimente do poder de Deus, temendo que sua maior riqueza fosse amaldiçoada. Mesmo Jó buscando sempre primeiro o reino de Deus e sua Justiça, isso não impediu que ele fosse acusado diante de seu criador, v 6-11, E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles.  Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela. E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.  Então respondeu Satanás ao SENHOR, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde? Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra. Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face.

 

Observem que o papel de nosso adversário é nos acusar diante de Deus, por isto Paulo nos adverte em Efésios 6. 10, Fortalecei-vos no Senhor e na força de seu Poder. Esse poder é à força do Espírito Santo na vida do crente fiel. É esse poder que nos faz progredir na graça, e obter vitorias sobre Satanás e o pecado, dar testemunho eficaz de Cristo e nos faz usufruir da salvação final.

No v.11, Revesti-vos de toda a armadura de Deus. E porque devemos fazer isto? Paulo nos responde! Para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.

Cilada é o mesmo que armadilha, emboscada, é aquilo que não estamos esperando que aconteça, o próprio Jesus deixou claro que se o homem soubesse a que hora viria o ladrão guardaria sua casa. É por isso que devemos nos fortalecer do poder sobrenatural, porque estas ciladas podem esta em qualquer lugar, pode ser no trabalho, em sua casa, a caminho da escola ou ate mesmo na igreja.

Encontramos no v 12, quatro entidades terríveis que temos que enfrentar todos os dias ate cessar nossa vida aqui na terra, são elas. Principado = Território cujo governo pertence a um príncipe, Potestade = Potência, força, poder infernais, os demônios, príncipes das trevas = Satanás o deus deste século, e hostes espirituais da maldade = Exército, tropa armada. E para vencer essas forças malignas, temos que estar vestidos como um bom soldado para guerra de toda armadura de Deus, para que possamos resistir no dia mau.

Lembra de Jó, o que ele tinha? Como foi tentado? Ele perdeu tudo que tinha, mais continuou firme e não blasfemou contra Deus, a sua mulher ao ver o grande sofrimento chegou a sugerir que ele amaldiçoasse a Deus e morresse mais ele não cedeu e chegou a dizer, v 21, Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR. Jó continuou firme porque ele estava bem vestido, estava cheio do poder de Deus e conseguir resistir de tão forma que no fim Deus virou o cativeiro dele e restituiu em dobro tudo que havia perdido nos dias maus. 

Paulo adverte-nos em Ef 6- v14. Estais, pois firmes, tendo cingido os vossos lombos com a verdade, ou seja, ele esta dizendo que deveremos nos preparar para executar um trabalho pesado, para irmos para guerra. E como bom soldado vestir a couraça da Justiça. Os soldados romanos se aparavam com uma grande peça de metal que cobria desde ao pescoço até a coxa, com o objetivo de proteger os órgãos vitais nas sangrentas batalhas contra seus inimigos. A couraça dos soldados romanos pode ser comparada ao colete à prova de balas utilizada pelos militares no mundo modernoNos servos de Deus, possuímos um escudo forte, o alto refúgio, que é o Senhor Jesus. V 15, E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Com certeza Paulo estava pensando nos sapatos ou nas botas utilizadas pelos soldados romanos. Eles usavam uma espécie sapato que se caracterizava por possuir uma forte aderência ao chão durante as batalhas. Da mesma forma que os soldados romanos não podiam escorregar, sofrendo queda no ardor da batalha contra os inimigos, igualmente, os guerreiros cristãos precisam se manter firmes e inabaláveis na verdade de Deus, a fim de saírem vencedores numa batalha espiritual. Se na verdade os pés se constituem o fundamento que nos mantêm firmes, a fim de que todo o corpo possa permanecer estável, assim também o “evangelho da paz” é o alicerce de nossa fé cristã e de nossa vida em Deus.

V 16,Tomando sobretudo o escudo da Fé,  é excelente para nos proteger da setas, porque ele nos lembra de crer e confiar no que a Bíblia diz sobre Deus e seu plano para nossa vida. 

O escudo pode ser movimentado para proteger nossos pontos fracos. Satanás certamente atacará com setas de mentiras e atacará no seu ponto fraco. Não leve o golpe. Identifique o ataque, use a verdade e defenda-se com o Escudo da fé.

Por fim v 17, os soldados de cristo deverão colocar o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.

Depois de vestirmos toda armadura de Deus, v 18 temos que orar em todo tempo com toda oração e suplica no Espírito e vigiando nisto com toda perseverança e suplica por todos os santos. A oração não deve ser considerada apenas como mais uma arma, mais parte do conflito propriamente dito, onde a vitoria é alcançada, mediante a cooperação com o próprio Deus. Deixa de orar em todas as situações é rende-se ao inimigo e deixa de lutar.

Estejamos vestidos de toda a armadura de Deus e orando sempre até chegarmos ao céu e recebermos a recompensa de bons soldados.

 

Pb Antonio Carlos

Igreja Batista Independente

Cruz das Almas 04.05.2011


Rating: 2.9/5 (231 votos)

ONLINE
1





Partilhe este Site...

 

Leia Gospel +

Cursos 24 Horas

Cursos Online - Cursos 24 Horas

Cursos Online 24 Horas




Total de visitas: 27613